Mercado

Petrobras aprova nova política de preços para gasolina e diesel

A Petrobras informou nesta terça-feira que sua diretoria executiva aprovou ontem uma nova estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina, em substituição à atual.

Segundo a estatal, a estratégia comercial usará duas referências de mercado. A primeira é o custo alternativo do cliente, que contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos.

A segunda referência é o valor marginal para a Petrobras, que será baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.

Ou seja, pela nova regra, a definição de preços não refletirá apenas a cotação internacional do petróleo e o dólar como é hoje. A atual política de paridade de importação (PPI) foi criada durante o governo Michel Temer.

Durante toda a campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu acabar com essa regra. Em entrevista ao GLOBO na semana passada, o presidente da companhia, Jean Paul Prates, havia afirmado que a definição de valores dos combustíveis levaria em conta custos regionais e o cliente.

No comunicado divulgado hoje, a Petrobras disse que “a estratégia comercial usa referências de mercado como o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação o valor marginal para a Petrobras”.

Reajustes não serão periódicos

De acordo com a estatal, os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, “evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.

As decisões relativas à estratégia comercial continuam sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo Presidente da companhia, o Diretor Executivo de Logística, Comercialização e Mercados e o Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.

A estratégia comercial está alinhada com a Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno (Diretriz) aprovada pelo Conselho de Administração em 27 de julho de 2022.

A estratégia comercial tem como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes.

Essa estratégia permite a Petrobras competir de forma mais eficiente, levando em consideração a sua participação no mercado, para otimização dos seus ativos de refino, e a rentabilidade de maneira sustentável.

Com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores.

Fonte
BiodieselBR
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar