Participação do Canadá e dos EUA nas importações de petróleo da Índia em janeiro atinge alta recorde

A participação do Canadá e dos Estados Unidos da América nas importações de petróleo da Índia em janeiro subiu para um recorde de 11%, enquanto as do Oriente Médio e da América do Sul diminuíram, mostraram dados obtidos de fontes.
A terceira maior economia da Ásia importou cerca de 4,8 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo em janeiro, uma queda de 6% em relação ao mês anterior e ligeiramente maior do que no ano anterior.
As importações da Índia do Canadá e dos Estados Unidos quase dobraram de dezembro para 142.000 bpd e 367.000 bpd, respectivamente. Os Estados Unidos emergiram como o quarto maior fornecedor para a Índia, depois dos Emirados Árabes Unidos.
“A demanda por gasolina na Índia se recuperou em um ritmo mais rápido do que outros produtos e os tipos da América do Norte são ricos em gasolina”, disse Ehsan Ul-Haq, analista-chefe de Pesquisas de Petróleo e Previsões da Refinitiv, acrescentando que a maioria dos tipos do Oriente Médio eram ricos em destilados .
“O petróleo da América era barato em comparação com outras regiões produtoras em novembro, enquanto o petróleo canadense é vendido com um desconto maior para o Brent .”
A Índia, o terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo, transporta mais de 80% de suas necessidades de petróleo bruto e depende muito do Oriente Médio.
No entanto, sua dependência do Oriente Médio está diminuindo à medida que os refinadores estão diversificando as fontes de petróleo para se proteger contra interrupções e comprar barris mais baratos de outros lugares para aumentar as margens.
A participação do petróleo do Oriente Médio nas importações de petróleo da Índia no mês passado caiu para uma baixa de oito meses de cerca de 61% com a baixa oferta do Iraque e da Arábia Saudita, enquanto a da América Latina caiu para um mínimo de seis meses de cerca de 6,4%.
O Iraque cortou acordos anuais de fornecimento de petróleo para refinarias indianas para 2021. O fornecimento saudita durante o mês diminuiu 20% em relação a dezembro.
Apesar da queda nas importações, o Iraque continuou a ser o maior vendedor de petróleo para a Índia no mês passado, seguido pela Arábia Saudita.
A baixa oferta do Oriente Médio e da América do Sul arrastou a participação dos países da Opep nas importações globais de petróleo da Índia para uma baixa recorde em abril-janeiro.