Mercado

Paralisação quase total em refinarias francesas contra reforma

Paris, 19/01 – Entre 70 e 100 por cento dos trabalhadores das refinarias na França aderiram hoje à greve de um dia contra a reforma previdenciária, informou a Confederação Geral do Trabalho (CGT).

“Todas as refinarias suspenderam os embarques”, disse o coordenador nacional do sindicato no grupo Total Energies, Eric Sellini, acrescentando que a greve foi amplamente apoiada por todo o pessoal no turno da manhã.

De acordo com o primeiro relatório da CGT, houve um acompanhamento 100% na biorefinaria La Mede, no depósito de combustível de Flandres perto de Dunkerque e na planta petroquímica Carling.

A refinaria de Donges tinha 95 por cento dos grevistas e a refinaria da Normandia 80 por cento, enquanto a refinaria de Feyzin tinha 70 por cento da força de trabalho, disse Sellini.

Além disso, trabalhadores em funções administrativas e de apoio apoiaram significativamente o movimento grevista, disseram fontes sindicais.

Quanto à refinaria Fos-sur-Mer, de propriedade do grupo Esso-ExxonMobil, houve um monitoramento total de acordo com as mesmas fontes.

A França vive hoje um dia nacional de marchas e greves contra a reforma previdenciária do governo, convocada pelos principais sindicatos do país.

Fonte
PrensaLatina
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar