Mercado

Oferta do leilão complementar de biodiesel não atende demanda

O leilão complementar não vai mesmo dar conta de resolver a falta de biodiesel no quinto bimestre. Aberto na manhã dessa segunda-feira (14), o 75º Leilão de Biodiesel Complementar (L75C) negociou até a última gota dos 8,5 milhões de litros que as usinas detentoras do Selo Combustível Social participantes do processo colocaram à disposição do mercado. O mercado agora só tem mais um milhão de litros para comprar – a oferta da Amazonbio – na Etapa 5 que está marcada para acontecer nessa quarta-feira (16).

O resultado de hoje deixa claro que as ofertas feitas nessa sexta-feira (11) foram insuficientes. Das 23 usinas inscritas no certame, apenas 6 se animaram a entrar na disputa. O total de ofertas feitas – 9,5 milhões de litros – ficou abaixo de 3% da capacidade instalada que o setor ainda teria para vender de acordo com habilitação da ANP. Uma estimativa feita por BiodieselBR.com com base nos volumes de biodiesel que estavam sendo recomprados nos minutos finais da etapa regular do L75 apontava para uma demanda potencial de 50 milhões de litros de biodiesel.

A explicação mais plausível para a falta de oferta é a relação pouco favorável entre os Preços Máximos de Referência (PMRs) deste leilão que foram fixados no final de julho e os preços atuais da soja. De lá para cá, as cotações da oleaginosa no Porto de Paranaguá subiram mais de 15,3% de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Fonte
BiodieselBR
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar