Mercado

MME fará pesquisa para definir percentual de biocombustíveis, diz Silveira

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, disse na segunda (2/1) que o percentual de mistura de biocombustíveis nos combustíveis de petróleo vendidos no país será definido após uma pesquisa com produtores, representantes da indústria e do setor de transportes.

Embora não tenha dado detalhes, a pesquisa deve ocorrer no ciclo diesel, onde houve redução na adição obrigatória de biodiesel durante três dos quatro anos de governo de Jair Bolsonaro.

Produtores de biodiesel tinham expectativa de retomar os 15% de mistura previstos para 1º de março deste ano com a mudança de governo, mas uma decisão no apagar das luzes da gestão bolsonarista manteve o percentual de 10% até 31 de março.

Agora, a nova gestão precisa definir qual será o mandato ao longo de 2023 e se haverá um calendário de evolução do uso do biocombustível para os próximos anos.

“É importante trazermos previsibilidade para a indústria, pondo um fim à instabilidade causada pelas frequentes alterações no percentual de mistura dos combustíveis fósseis”, discursou durante a cerimônia de posse.

Segundo Silveira, a pasta pretende revalorizar os biocombustíveis com políticas de longo prazo “comprometidas com a integração desses recursos na matriz energética de forma segura e verdadeiramente eficaz”.

O ministro também sinalizou que fará uma pesquisa para baratear e simplificar o processo produtivo no segmento. O objetivo é obter os ganhos tecnológicos que permitam a entrada de produtores de menor porte no mercado.

Fonte
EPBR
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar