Mercado

Mercado de petróleo opera abaixo de US$ 100 com conversas sobre Ucrânia e Covid na China

Os contratos futuros do petróleo ampliaram as perdas nesta terça-feira, operando abaixo de 100 dólares o barril, já que as negociações de cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia diminuíram os temores de mais interrupções no fornecimento.

Além disso, o aumento dos casos de Covid-19 na China alimentou preocupações sobre uma demanda mais lenta.

Por volta das 8h30, o barril do petróleo Brent caía cerca de 8%, operando próximo a 98 dólares, enquanto a commodity negociada nos EUA era cotada a 94,30 dólares, com recuo de mais de 8%.

Ambos os contratos já tinham caído mais de 5% no dia anterior.

O Brent perdeu mais de 40 dólares por barril desde que atingiu uma máxima de 14 anos de 139,13 dólares por barril em 7 de março.

“As expectativas de desenvolvimentos positivos nas negociações de cessar-fogo Rússia-Ucrânia reforçaram as esperanças de aliviar o aperto no mercado global de petróleo”, disse Toshitaka Tazawa, analista da Fujitomi Securities.

“Os novos bloqueios para conter a pandemia de Covid-19 na China também levantaram preocupações com a demanda mais lenta”, disse ele.

A China registrou um salto acentuado nas infecções diárias por Covid-19 na terça-feira, com novos casos mais que dobrando em relação ao dia anterior, atingindo uma máxima de dois anos, levantando preocupações sobre os crescentes custos econômicos das duras medidas de contenção do país.

Novas conversas entre negociadores ucranianos e russos para aliviar a crise eram esperadas na terça-feira, depois que as discussões na segunda-feira via vídeo terminaram sem nenhum novo progresso anunciado.

O presidente dos EUA, Joe Biden, deve viajar a Bruxelas na próxima semana para se reunir com líderes da Otan para discutir a guerra da Rússia na Ucrânia, disseram fontes norte-americanas e estrangeiras familiarizadas com a situação nesta segunda-feira.

Fonte
MoneyTimes
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar