Mercado

Iraque planeja novas unidades na refinaria de Qayara

O ministério do petróleo do Iraque planeja construir novas unidades de refino em sua refinaria na cidade de Qayara, o que aumentará sua capacidade total para 90.000 b/d.

O projeto foi anunciado durante uma inspeção da refinaria pelo ministro do petróleo Ihsan Ismael, que estava em uma excursão pelas instalações do norte do Iraque em Qayara e Baiji. Poucos detalhes sobre o novo projeto foram divulgados pelo ministério do petróleo.

A refinaria Qayara de 20.000 b/d foi construída em 1955 ao sul de Mosul e é operada pela estatal North Refineries Company. Ela processou óleo do campo de petróleo de Qayara, mas não está mais operando.

Bagdá já havia lançado um plano de investimento para Qayara, buscando interesse na construção e operação de uma nova refinaria de 100.000 b/d em 2018. Isso foi pouco antes da retomada da produção de petróleo do campo de petróleo Qayara em cerca de 30.000 b/d. O campo foi recapturado do grupo islâmico Ísis em 2017, mas foi seriamente danificado depois que os militantes incendiaram vários poços de petróleo.

O projeto de 100.000 b/d estava entre uma série de novos esquemas lançados por vários ministros do petróleo para aumentar a capacidade de refino do Iraque para 1,5 milhão de b/d em 2022, de cerca de 875.000 b/d atualmente. O país tem lutado por muitos anos para produzir derivados de petróleo suficientes para atender à crescente demanda doméstica.

Fonte
Argus Media
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar