Mercado

Greve dos caminhoneiros: 73% dos profissionais pretendem aderir caso haja paralisação, diz pesquisa

Caminhoneiros autônomos estão convocando uma greve para o dia 1º de fevereiro. 73,47% dos profissionais pretendem parar junto à categoria caso o protesto aconteça, enquanto 26,53% devem continuar trabalhando normalmente.

A pesquisa de opinião com os profissionais de transporte, divulgada com exclusividade ao InfoMoney, foi feita pelo TruckPad. A plataforma conecta mais de 500 mil caminhoneiros autônomos a cargas pela América Latina. A pesquisa ouviu 3.000 motoristas, com 300 respostas validadas, e foi feita nesta quinta-feira (28 de janeiro).

85,96% dos profissionais de transporte ouviram falar a respeito da paralisação, segundo o TruckPad. Os principais canais de informação foram redes sociais e imprensa (56,96%), pelos amigos de estrada (39,66%) e pelos sindicatos da categoria (3,38%).PUBLICIDADE

As pautas da categoria são diversas: vão desde o projeto BR do Mar, que incentiva a navegação pela costa brasileira, até o piso mínimo do frete e reclamações contra os aumentos recentes nos preços de combustíveis pela Petrobras. A estatal reajustou o preço do diesel em 4,4% na última terça-feira (26), após alegações e estudos de que estaria represando os preços dos combustíveis.

A porcentagem de informação sobre a greve cresceu entre os caminhoneiros autônomos, em relação a uma pesquisa anterior do TruckPad. Porém, a porcentagem de adesão teve leve queda. Entre os dias 15 e 18 de janeiro, 70% dos respondentes ouviram falar na greve e 76% consideram aderir, caso realmente houvesse uma paralisação.

Fonte
MoneyTimes
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar