Mercado

Governo Federal quer criar nova forma de pagamento de fretes, para anular impactos do diesel

Hoje, quando um caminhão é contratado para o transporte de uma carga, o valor a ser pago é acertado no ato da contratação. Mas o Governo Federal estuda uma forma de mudar essa realidade, fazendo com que o valor a ser pago seja fechado apenas no momento da entrega da carga, garantindo que reajustes, como o valor do diesel, sejam repassados aos transportadores.

O assunto foi tema de uma reunião ontem, 06 de maio, na Casa Civil, junto com o Ministério de Minas e Energia. Se a mudança ocorrer, poderá ficar mais próxima do modelo usado em outros países, como em algumas regiões dos Estados Unidos e na Europa.

Se der certo, seria uma forma de os transportadores, especialmente o caminhoneiro autônomo, não levarem prejuízo ao final das viagens, devido principalmente à volatilidade no preços dos combustíveis, que mantém uma trajetória de constantes altas.

Além disso, estima-se que o valor do diesel comercializado pela Petrobras para as distribuidoras já esteja com defasagem de 25% em relação ao mercado internacional, o que aumenta a pressão por um novo reajuste.

Para o Governo, o projeto não teria nenhum impacto, que iria somente mudar a relação entre os embarcadores e os donos dos caminhões. O Governo Federal também tentou criar um programa amplo de subsídio para o diesel, a ser pago aos caminhoneiro autônomos, mas não há mais limite nos gastos federais para essa nova despesa.

Fonte
BlogdoCaminhoneiro
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar