Mercado

Governo decide reduzir a mistura de biodiesel para 10% no último bimestre

No final do dia de hoje o setor foi supreendido com a informação de que o governo federal tinha tomado a decisão de reduzir a mistura de biodiesel para 10% nos meses de novembro e dezembro de 2021.

Os representantes de usinas e associações do setor produtivo foram informados por membros do Ministério de Minas e Energia que a decisão já estava tomada, mas ainda não estava formalizada. O motivo da redução seria o preço do biodiesel e seu consequente impacto no preço do diesel e na inflação.

A redução acontece no bimestre seguinte ao aumento da mistura. O ano de 2021 começou com o B12, depois ficou um bimestre com B13, seguindo a previsão legal, depois o governo Bolsonaro reduziu para B10 a mistura por dois bimestre alegando a questão do preço. Então para o 5º bimestre do ano a mistura foi elevada para B12 e agora será novamente reduzida para B10.

A decisão do governo deve ser formalizada nas próximas semanas pelo CNPE, em tempo do edital para o próximo leilão de biodiesel que deve sair até o dia 10 de setembro.

Fonte
BiodieselBR
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar