Mercado

ExxonMobil encerra busca por petróleo no Brasil após resultados insatisfatórios

A ExxonMobil, uma das maiores empresas do setor petrolífero, decidiu encerrar sua campanha de exploração de petróleo no Brasil. A gigante americana investiu cerca de US$ 4 bilhões desde 2017 em parceria com outras empresas para perfurações nas águas profundas do país, mas não conseguiu encontrar reservas de petróleo em quantidades comercialmente viáveis. Segundo fontes, após três tentativas malsucedidas em 2022, a ExxonMobil optou por interromper seus esforços de perfuração offshore no Brasil.

Profissionais da ExxonMobil são realocados para outros países

Como resultado da interrupção das atividades de perfuração no Brasil, a ExxonMobil transferiu diversos geólogos e engenheiros que trabalhavam no Rio de Janeiro para outros países, como Guiana, Angola e Canadá.

Desde abril de 2022, quando o último contrato de plataforma ativa expirou, a empresa não realizou novas licitações para contratar empreiteiros de perfuração. Além disso, a ExxonMobil não participou do último leilão offshore realizado no Brasil em dezembro.

ExxonMobil continua interessada no mercado brasileiro

Apesar dos resultados negativos das perfurações, a ExxonMobil ainda vê o Brasil como um possível mercado de crescimento. Em dezembro, Darren Woods, CEO da empresa, mencionou o Brasil como uma das principais “oportunidades de crescimento”, ao lado de projetos na Guiana, na Bacia Permiana do oeste do Texas e do Novo México, e nas exportações de gás natural liquefeito. De acordo com fontes, a ExxonMobil não descarta futuros projetos no país.

Michelle Gray, porta-voz da ExxonMobil, afirmou que a empresa continua engajada no Brasil e mantém atividades de exploração no país. A gigante petrolífera pode, portanto, ainda investir em novas iniciativas no Brasil, caso identifique oportunidades viáveis no setor de petróleo.

Conclusão

A ExxonMobil enfrentou dificuldades em suas perfurações no Brasil, o que levou a empresa a interromper suas atividades no país e realocar seus profissionais. Contudo, a empresa não descarta futuros investimentos no Brasil e continua a monitorar oportunidades no mercado petrolífero nacional.

Fonte
Click Petróleo e Gás
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar