Mercado

Exxon e Equinor investem US$ 8 bilhões em desenvolvimento de campo petrolífero do Brasil

A Equinor da Noruega e a supermaior ExxonMobil dos EUA chegaram à decisão final de investimento para desenvolver o campo de petróleo Bacalhau na prolífica área do pré-sal do Brasil com um investimento de US $ 8 bilhões na fase um, disse o major norueguês na terça-feira (01).

A Equinor e a Exxon detêm 40% cada uma no campo petrolífero de Bacalhau, com a Equinor como operadora. O campo foi descoberto pela gigante petrolífera estatal brasileira Petrobras em 2012, enquanto a Equinor é operadora desde 2016.

O primeiro óleo do campo de Bacalhau está previsto para 2024.  

“Bacalhau é um projeto globalmente competitivo com um ponto de equilíbrio abaixo de US $ 35 em uma importante região de energia. As reservas recuperáveis ​​estimadas para a primeira fase são de mais de um bilhão de barris de petróleo ”, disse Arne Sigve Nylund, vice-presidente executivo para Projetos, Perfuração e Aquisições da Equinor, em um comunicado.

“O desenvolvimento do campo de Bacalhau é um investimento estratégico em nosso portfólio global e tem o potencial de trazer altos retornos para a ExxonMobil, nossos parceiros e o povo brasileiro”, disse Juan Lessmann, Country Manager da ExxonMobil no Brasil.

A sanção do desenvolvimento do campo de US $ 8 bilhões por grandes petrolíferas internacionais é um dos primeiros anúncios desde que a Agência Internacional de Energia (AIE) disse há duas semanas que além dos projetos já comprometidos a partir de 2021, não há necessidade de novo petróleo e campos de gás aprovados para desenvolvimento se o mundo espera atingir emissões líquidas zero até 2050. 

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar