Mercado

Com greve na PBio, oferta no Leilão 80 fica menor

Não deve faltar produto, mas o mercado certamente ficou um pouco mais estreito. Encerrada a Etapa 2 do 80º Leilão de Biodiesel (L80), as 45 usinas que estavam habilitadas para participar do certamente colocaram a venda 1.457,8 milhares de m³. Isso representa uma contração de aproximadamente 2,9% em relação ao volume que havia sido disponibilizado pelos fabricantes no bimestre anterior.

Essa é a primeira retração na oferta das usinas desde o L76. Entre os leilões 72 e 76, o setor enfrentou não somente as turbulências causadas pelos efeitos do coronavírus sobre o mercado consumidor como, ainda, uma séria restrição sobre a disponibilidade de matérias-primas no mercado interno. A soma desses dois efeitos foi o que levou o governo federal a decretar os primeiros cortes na mistura obrigatória de biodiesel na história do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

No quinto bimestre de 2020, a mistura foi reduzida de B12 para B10 pela ANP para responder à baixa oferta das usinas no L75. No leilão seguinte, a mistura foi para 11%.

Fonte
BiodieselBR
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar