Mercado

Brasil reduz importação de diesel dos EUA

Dada a necessidade do Brasil de importar diesel, que representa cerca de 30% do consumo nacional, de longe nossa maior fonte são os Estados Unidos. Durante o ano de 2021, a média de diesel proveniente do país representou 53% do total, alcançando 85,3% em fevereiro do ano passado.

O Brasil importou muito menos do refinado do país americano em maio deste ano com relação a abril. Os 600 mil m³ representam redução de 46% no comparativo dos dois meses. O número representa um patamar próximo ao valor médio de todos os meses de 2021, que foi de 605 mil m³. A grande redução na alíquota se deve ao alto valor ocorrido no mês de abril, que ultrapassou 1 milhão de m³.

Um dos fatores associados é a aproximação da chegada do verão no Hemisfério Norte, o que sazonalmente representa maior procura por combustíveis e aumento da demanda doméstica do país com a ampliação do número de transportes.

A situação de abastecimento americano já vinha apresentando sinais de escassez com o fechamento de várias refinarias nos Estados Unidos e Canadá nos últimos anos e, além disso, a alta procura por querosene de aviação, usado para substituição devido à diminuição dos volumes de diesel, assim como restrições no fornecimento de refinados russos devido à guerra na Ucrânia.

Para além disso, com a aproximação da temporada de furacões nos Estados Unidos que ocorre de julho a novembro, na qual os meses com maior número de ocorrência de intempéries são agosto, setembro e outubro, existe a possibilidade de baixa na produção por interrupção na extração.

Anderson Moraes – Diesel Economics

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar