Mercado

Brasil planeja ser o quinto maior exportador de petróleo até 2030

O aumento esperado na produção de petróleo do Brasil nesta década o tornará o quinto maior exportador de petróleo do mundo em 2030, disse o ministro brasileiro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em entrevista ao The Rio Times na quinta-feira (08).

“Em 2030, quando atingirmos a produção de 5,3 milhões de barris de petróleo por dia, o Brasil se tornará o quinto maior exportador do mundo”, disse Albuquerque, acrescentando que a produção brasileira de petróleo e líquidos deve saltar de 3,3 milhões de barris por dia (bpd) agora.

Atualmente, o Brasil está fora dos dez maiores exportadores mundiais de petróleo bruto , ranking em que a Arábia Saudita está na liderança.

Os prolíficos campos de petróleo offshore do pré-sal no Brasil têm aumentado a produção nos últimos anos e são o principal impulsionador do aumento da produção de petróleo. Além disso, o Brasil é um dos países que não fazem parte da aliança OPEP + que deve continuar contribuindo para o abastecimento não pertencente à OPEP neste ano e nos próximos anos, de acordo com estimativas da própria OPEP.

Prevê-se que os principais impulsionadores para o crescimento da oferta em 2021 sejam Canadá, Brasil, China e Noruega, disse a OPEP em seu último Relatório Mensal do Mercado de Petróleo (MOMR) em junho.

A produção de petróleo bruto do Brasil em abril de 2021 aumentou 128.000 bpd de março para uma média de 2,97 milhões de bpd. Com base em dados preliminares de produção e menos interrupções devido à menor manutenção e outras interrupções não planejadas, a produção de petróleo bruto de maio indica um crescimento mensal de mais de 50.000 bpd, estimou a OPEP.

Em 2020, a produção brasileira de petróleo bruto aumentou 5,7 por cento, para uma média de 2,9 milhões de bpd, de acordo com dados do regulador do setor ANP publicados no mês passado. A bacia do pré-sal, com produção de 2 milhões de bpd, liderou o aumento da oferta. Graças à maior produção de petróleo bruto, as exportações do Brasil atingiram um nível recorde de 1,4 milhão de bpd em 2020, um aumento de 16,9 por cento ano a ano, disse a ANP.

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar