Mercado

Arábia Saudita pode aumentar os preços do petróleo de setembro pelo 2º mês

Espera-se que o maior exportador de petróleo da Arábia Saudita aumente os preços de vários tipos de petróleo que vende para a Ásia em setembro pelo segundo mês consecutivo, acompanhando a força dos benchmarks do Oriente Médio, disseram fontes comerciais.

O preço oficial de venda (OSP) de setembro do petróleo Arab Light pode subir 36 centavos o barril em média, depois de atingir uma alta de 17 meses em agosto, mostrou uma pesquisa da Reuters com fontes em seis refinarias asiáticas. A demanda da Ásia por petróleo leve é ​​robusta, sustentada por fortes margens para gasolina e nafta.

Uma das fontes disse que os fornecimentos de petróleo médio e pesado podem melhorar, o que pode levar a Arábia Saudita a cortar os preços do Arab Medium e do Arab Heavy para se manterem competitivos. Os outros entrevistados esperam que os preços dessas duas classes subam, mas em menor proporção do que as classes leves.

Os cortes de produção pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados ajudaram os preços globais do petróleo a se recuperar.

Avaliação preliminar da Refinitiv mostrou que as exportações sauditas estavam em 6,6 milhões de barris por dia em julho, 11,8% a mais no ano e pouco abaixo do volume de julho de 2019, antes da pandemia.

No entanto, assim que a oferta de petróleo saudita se recuperou, o crescimento da demanda da China, o maior importador do mundo, está desacelerando depois que Pequim reprimiu o comércio de cotas de importação OSPs de petróleo saudita são normalmente lançados por volta do quinto dia de cada mês e definem a tendência dos preços iranianos, kuwaitianos e iraquianos, afetando mais de 12 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo com destino à Ásia.

A gigante petrolífera estatal Saudi Aramco define os preços do petróleo com base nas recomendações dos clientes e após calcular a variação do valor do seu petróleo no mês anterior, com base nos rendimentos e nos preços dos produtos.

Fonte
Reuters
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar