Mercado

ANP suspende negociações do Leilão 79

A rodada exclusiva para pequenos fabricantes nos leilões de biodiesel – Etapa 3A – não está tendo uma estreia livre de contratempos. No momento, as negociações se encontram paralisadas. Tudo o que se sabe até agora é que essa parada aconteceu a pedido da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sem que os organizadores do processo tenham informado às usinas e distribuidoras o motivo ou quando os trabalhos serão retomados.

A rodada foi aberta e transcorria normalmente. Por volta das 10h27, contudo, as compras foram simplesmente paralisadas e a única satisfação foi a seguinte – e críptica – mensagem:

“A ANP informa a suspensão cautelas imediata do L79”.

Foi só por volta das 12h40 que a ANP deu um pouco mais de informação ao mercado. Um novo aviso publicado na página dos leilões de biodiesel informa que a ordem de parar o processo partiu do Ministério de Minas e Energia e suspende os efeitos do cronograma do processo sinalizando que dificilmente o L79 será retomado ainda hoje.

Até agora

Quando o leilão foi suspenso, já haviam sido negociadas 61,4 mil m³ de biodiesel. Esse volume corresponde a 62,2% do teto de 98,7 mil m³ que poderão ser comprados na Etapa 3A. Esse volume equivale a 70% do montante de biodiesel ofertado pelo terço das usinas detentoras do Selo Biocombustível Social com menor capacidade instalada.

No L79, a Etapa 3A conta com 15 unidades produtoras.

Fonte
BiodieselBR
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar