Mercado

ANP adota acompanhamento diário de estoques de combustíveis

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou, na terça-feira (22), que vai acompanhar diariamente os estoques de combustíveis no Brasil, medida classificada como Sobreaviso no Abastecimento.

Desta forma, os agentes econômicos em território nacional precisarão informar diariamente os estoques que possuem e as importações realizadas.

Segundo a ANP, até o momento, o abastecimento está regular em todo o país, e o sobreaviso busca “somente permitir que esse acompanhamento dos estoques e das importações de produtores e distribuidores seja intensificado”.

O comunicado com o anúncio de sobreaviso determina que as informações sejam enviadas até às 12h de cada dia, e engloba gasolina A, óleo diesel A S 10, óleo diesel A S 500, querosene de aviação (QAV) e gás liquefeito de petróleo (GLP).

A decisão foi tomada devido à “situação geopolítica mundial atual”, com o conflito entre Ucrânia e Rússia. Devido a esta situação, os preços do petróleo, já pressionados, dispararam e passaram os US$ 100, encarecendo os combustíveis.

“O mecanismo do sobreaviso no abastecimento permite o monitoramento dinâmico do abastecimento, subsidiando possíveis ações preventivas”, afirma a ANP em nota.

Fonte
BahiaBa
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar