Mercado

Alta do diesel deve aumentar adesão de caminhoneiros pela paralisação

O anúncio da Petrobras de aumentar os valores do diesel em 8,8% nas refinarias caiu como uma bomba entre os caminhoneiros autônomos, fortalecendo a paralisação agendada para o dia 1º de novembro, que tem como principal pauta justamente a alta do combustível.

Plínio Dias, presidente da CNTRC (Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas), disse que os aumentos da Petrobras nos combustíveis favorecem exclusivamente os acionistas da empresa. E ressaltou que, agora, a paralisação para o dia 1º de novembro terá ainda mais apoio da categoria.

O governo chegou a sinalizar uma conversa com lideranças dos caminhoneiros para tratar os motivos da greve, que aconteceria na 4ª feira (28.out.2021), mas foi desmarcada. A expectativa é de que a falta de diálogo e o aumento no preço dos combustíveis aumente o número de apoiadores ao movimento.

O diretor da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), Carlos Alberto Litti, disse que o reajuste praticado pela Petrobras foi em cima de um valor que já era impraticável.

Litti também disse que a mudança feita pela Câmara dos Deputados para estabelecer uma alíquota fixa de ICMS por litro de combustível vendido, foi “engolida” pela política de preços da Petrobras, que ele afirma ser a principal causa do problema.

O diretor da CNTTL também se queixa de que o governo é fechado ao diálogo e não está aberto a ouvir opiniões e discutir a melhoria da política de preços da estatal. “Se fecham no castelo e ninguém mais entra”, disse.

O presidente da Abrava (Associação Brasileira dos condutores de Veículos Automotores), Wallace Landim, mais conhecido como Chorão e um dos líderes da greve de 2018, disse que o aumento anunciado hoje pela Petrobras vai contra o discurso de Bolsonaro quando trocou o ex-presidente da estatal, Roberto Castelo Branco, por Joaquim Silva e Luna.

Ele afirma também que os aumentos praticados pela estatal ultrapassam a esfera política e atingem toda a população. “Eu quero ver como os bolsonaristas e esquerdistas que estão se digladiando entre si, e todos estão sofrendo, como eles vão suportar agora. Por isso nós estamos chamando para a pauta única. A data está aí, dia 1º de novembro.”

Fonte
BiodieselBR
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar