Demanda

Demanda por petróleo deve crescer acentuadamente no próximo ano, diz IEA

O crescimento da demanda global por petróleo vai se recuperar fortemente no próximo ano, à medida que a China afrouxe os lockdowns relacionados à Covid-19, disse a IEA (Agência Internacional de Energia) nesta quarta-feira (14), acrescentando que uma desaceleração econômica interromperá brevemente o aumento no final deste ano.

A perspectiva preserva uma visão relativamente otimista para um crescimento robusto no próximo ano, apesar dos ventos contrários econômicos, construídos com base na expectativa de que a China voltará ao trabalho, enquanto o crescimento das viagens aéreas aumentará a demanda por combustível de aviação.

A previsão da IEA de crescimento da demanda neste ano de dois milhões de bpd (barris por dia) está concentrada principalmente no primeiro semestre do ano e deve cair para zero no quarto trimestre.

Compensando o impacto na demanda da economia, a mudança do gás para o petróleo para geração de energia proporcionará um aumento de 700 mil bpd no último trimestre deste ano e o primeiro do próximo, especialmente na Europa e no Oriente Médio, disse a IEA.

Para 2023, o crescimento está previsto para 2,1 milhões de bpd, principalmente devido às esperanças de recuperação na China.

“Os países não membros da OCDE cobrirão três quartos dos ganhos de 2023 se a China reabrir conforme o esperado”, acrescentou a IEA.

As exportações russas de petróleo estão em um caminho preocupante, já que a União Europeia planeja impor uma proibição aos serviços marítimos de transporte em 5 de dezembro.

A proibição reduzirá a produção de petróleo da Rússia para 9,5 milhões de bpd até fevereiro do próximo ano, disse a agência, uma queda de 1,9 milhão de bpd em relação a fevereiro de 2022.

Um plano dos países do G7 para limitar os preços de venda de petróleo russo e não proibir o comércio pode atenuar essas perdas.

Fonte
FeCombustíveis
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar