Demanda

Atrasos na vacina lançam sombras sobre a recuperação da demanda de petróleo

Os futuros do petróleo bruto caíram no comércio europeu da manhã em 17 de março, à medida que atrasos nas vacinas europeias exacerbam a incerteza na recuperação da demanda, enquanto a Agência Internacional de Energia eleva sua perspectiva de demanda global de petróleo no curto prazo.

Os mercados de petróleo avaliarão os lançamentos de vacinas como um indicador-chave da recuperação da demanda de petróleo nos próximos meses, enquanto os atrasos europeus na administração da vacinação AstraZeneca lançam uma sombra sobre a perspectiva de recuperação da demanda de curto prazo.

“Não é de se admirar, então, que os preços do petróleo caíram pelo terceiro dia consecutivo na terça-feira depois que novos atrasos atingiram o programa de vacinação da Europa”, disseram analistas da PVM em nota matinal. “Vários países da UE optaram por interromper o lançamento do jab AstraZeneca COVID-19 por causa dos temores de segurança.”

“A suspensão não fará nenhum favor à economia e à recuperação de combustível do bloco”, disseram os analistas do PVM. “O órgão fiscalizador de medicamentos da Europa foi rápido em minimizar as preocupações de que a vacina seja a causa dos coágulos sanguíneos relatados. A esperança agora é que a Europa possa colocar de volta o seu lento lançamento de vacina nos trilhos.”

No entanto, a IEA elevou sua perspectiva de demanda global de petróleo de curto prazo em 17 de março, citando as expectativas de que o lançamento das vacinas COVID-19 desencadearia uma forte recuperação no crescimento econômico, apesar das esperanças de reduzir o uso de petróleo, mudando para fontes de energia mais limpas.

No geral, a IEA disse que agora vê a demanda global de petróleo aumentando em 3,5 milhões de b / d entre 2019 e 2025, ante uma estimativa de crescimento de 2,8 milhões de b / d em outubro.

A AIE também rejeitou as conversas sobre um superciclo do preço do petróleo e uma iminente crise de oferta, observando que havia “petróleo mais do que suficiente nos tanques e no subsolo para manter os mercados globais de petróleo adequadamente abastecidos”.

Alguns analistas do mercado de petróleo disseram esperar que o petróleo seja varrido em um superciclo de commodities como o cobre, mas muitos permanecem não convencidos, atribuindo o atual aumento dos preços do petróleo a uma situação de abastecimento gerenciado.

Os preços do petróleo subiram quase 30% este ano, com o ICE Brent subindo acima de US $ 70 / b neste mês, pela primeira vez desde o início de janeiro do ano passado.

Apesar da alta dos preços, a IEA disse que os níveis de estoque permanecem amplos e há bastante capacidade de produção sobressalente.

A aliança de produtores OPEP + está retendo cerca de 8 milhões de barris / dia do mercado devido aos atuais cortes de produção.

Mas a perspectiva de uma demanda mais forte e as contínuas restrições à produção da OPEP + apontam para uma queda acentuada nos estoques durante a segunda metade do ano, disse a AIE.

A produção de refino também deve retomar o crescimento a partir do segundo trimestre, à medida que a demanda de petróleo no oeste começa a aumentar de forma constante.

As refinarias, no entanto, terão que encontrar uma maneira de navegar tanto pelo movimento para a descarbonização quanto pelas incertezas de demanda trazidas pela pandemia, disse a AIE.

Em seu último relatório de médio prazo, Oil 2021, a IEA disse que “administrar com sucesso a transição energética” será o principal desafio para os refinadores nos próximos anos.

O relatório também disse que as perspectivas para o setor de refino são sombrias, apesar de um aumento modesto na demanda de petróleo, já que o excesso de capacidade crônica deve persistir.

Fonte
SPGlobal
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar