Mercado

Entregas de biodiesel no segundo bimestre ficam em 94,6%

Depois de ter caído no último bimestre de 2020, as entregas de biodiesel voltaram a dar sinais de recuperação. O novo conjunto de dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que as usinas brasileiras conseguiram atingir uma performance de entregas de 94,6% em março e abril.

Com esse novo resultado, o setor de biodiesel volta a convergir para seu desempenho médio. Nos 52 leilões realizados pela ANP para atender ao mercado obrigatório desde o último redesenho do sistema de leilões, a performance média do setor fica por volta dos 94,6%.

Houve uma piora da performance do setor ao longo do bimestre. Em março, as distribuidoras retiraram praticamente 634 mil m³ de biodiesel das usinas, o que corresponde a aproximadamente 95,2% do volume que seria de se esperar para aquele mês considerando o edital do L78 e a venda de 1,30 milhão de m³ no L78.

Com praticamente 5,5 milhões de m³ de óleo diesel vendidos pelas distribuidoras em março, o mercado ficou no vermelho. Para bater com a demanda, as entregas teriam que ser 69,7 mil m³ maiores.

Mesmo com esse descompasso nas entregas, a performance de entregas das caiu para aproximadamente 94% em abril. A quantidade de produto movimentado ficou abaixo dos 639,8 mil m³.

Recorde apertado

Na soma total, as distribuidoras retiraram 1,23 milhão de m³. O resultado é recorde, mas por uma margem bem apertada.

No L73, as entregas haviam sido de 1,22 milhão de m³. Isso se somarmos as entregas feitas tanto para o leilão regular (1,15 milhão de m³) quanto para o leilão complementar (68,6 mil m³).

As entregas que foram verificadas no mercado regular são suficientes para garantir a vendas de 9,5 milhões de m³ de B13 durante o bimestre.

Usinas

Das 40 usinas que fizeram entregas ao longo do período de vigência do L78, a ADM de Joaçaba (SC) foi a que teve melhor performance de entregas. No balanço geral do bimestre, a planta ficou devendo menos de 10 m³ dos 25 mil m³ que vendeu no certame. Outras 8 usinas bateram na trave superando a marca dos 99% de entregas.

No outro extremo temos 9 unidades produtivas que ficaram abaixo do patamar de 90% exigido pela ANP. Essas usinas terão que apresentar explicações para a agência reguladora se quiserem assegurar sua participação no L81. No conjunto, elas ficaram devendo 33,7 mil m³ de biodiesel.

A situação mais complicada reportada pelos números divulgados pela ANP é da Bocchi cuja usina de Muitos Capões (RS) entregou 73,7% dos 18 mil m³ que vendeu no L78.

Fonte
BiodieselBR
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar