Demanda

Opep espera maior demanda por petróleo

O congelamento profundo de fevereiro no Texas dará à OPEP um pouco mais de espaço para expandir a participação de mercado em 2021, de acordo com a última previsão do bloco para o petróleo.

Os analistas da OPEP mantiveram suas perspectivas de demanda global de petróleo para o ano inalteradas, mas rebaixaram sua projeção de fornecimento de líquidos fora da OPEP em 230.000 b / d devido ao grande fechamento de poços nos EUA durante a tempestade de gelo de inverno.

Como resultado, a demanda pelo petróleo da OPEP – o volume necessário da organização para equilibrar a oferta e a oferta globais – aumentará para 27,65 milhões de b / d em 2021, disse a empresa em seu relatório mensal do mercado de petróleo, divulgado em 11 de maio.

Isso se compara aos 25,08 milhões de b / d de produção de petróleo bruto do grupo em abril, com base em estimativas de fontes secundárias, afirmou o relatório.

A OPEP e vários aliados, incluindo a Rússia, têm controlado voluntariamente uma fatia significativa de sua produção no ano passado, a fim de impulsionar os preços do petróleo e induzir a redução dos estoques de petróleo que se acumularam depois que a demanda global despencou devido à pandemia.

Esses cortes estão sendo gradualmente revertidos em antecipação ao aumento da demanda.

Embora a OPEP tenha mantido sua previsão de demanda inalterada para o ano em 96,46 milhões de barris / dia, um aumento de 5,95 milhões de barris / dia em relação a 2020, ela disse que a maior parte do crescimento acontecerá na segunda metade do ano. A organização elevou sua previsão de crescimento econômico global para 2021 em 0,1 pontos percentuais, para 5,5% ano a ano, citando medidas de estímulo nos EUA e acelerando a recuperação nos países asiáticos.

“Dados positivos de combustível para transporte dos Estados Unidos e a aceleração dos programas de vacinação em muitas regiões fornecem mais otimismo no H2 2021”, afirmou o relatório. “O retorno assumido a algum grau de normalidade e mobilidade aprimorada também deve afetar positivamente regiões como o Oriente Médio e outra Ásia no segundo semestre de 2021.”

Fonte
SPGlobal
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar