Mercado

Campo de Búzios registra recorde de produção de petróleo e gás em um único poço

O campo de Búzios, operado pela Petrobras no pré-sal da Bacia de Santos, registrou o maior volume de produção em um único poço de petróleo e gás nacional em setembro, de acordo com a série histórica da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O recorde ocorreu no poço 7-BUZ-10-RJS, que produziu aproximadamente 69,6 mil barris de óleo equivalente por dia (BOE/d) no mês. A produção deste único poço é superior, inclusive, à de quase todos os campos que produziram no país em setembro. Ao todo, apenas oito das 273 áreas que produziram no Brasil no mês entregaram volumes maiores do que o poço recordista.

Búzios é, atualmente, o segundo maior campo produtor do país, atrás apenas de Tupi (antigo campo de Lula). Ao todo, a área produziu 600 mil barris/dia de petróleo e 23,7 milhões de m3/d de gás natural em setembro, por meio de quatro plataformas. O campo está entre os principais focos de investimento da Petrobras.


O escopo final do projeto inclui 12 plataformas, sendo que pelo menos quatro já estão em fase de contratação e construção, incluindo o FPSO Almirante Tamandaré, que será a maior unidade de produção da costa brasileira, com capacidade para 225 mil barris/dia de óleo e 12 milhões de m3/dia de gás natural.


De acordo com a ANP, ao todo, o Brasil produziu 2,9 milhões de barris/dia de petróleo no mês, queda de 6% em relação a agosto, e 125,25 milhões de m3/dia de gás natural, retração de 5,9%. A produção total nacional em setembro foi de 3,69 milhões de BOE/dia, diminuição de 6% em relação ao mês anterior.

Fonte
Valor
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar